Metodologia
Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.
É também a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto para realizar a pesquisa, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utiliza PARA REALIZAR O TRABALHO DE PESQUISA.
Metodologia científica refere-se à forma como funciona o conhecimento científico.
INICIO
A metodologia científica tem sua ORIGEM no pensamento do Inglês Francis Bacon (1561-1626) através de sua obra “Novum Organun (Novo Instrumento) onde irá defender a empiria (a partir da experiência, do experimento e da observação) como forma de conhecimento seguro. É seguido pelo Francês René Descartes (1596-1650), que propunha chegar à verdade através da dúvida sistemática (Discurso do Método) e da decomposição do problema em pequenas partes, características que definiram também as bases da pesquisa científica.
Const. do Conhecimento e Met. da Pesquisa
Teve seqüência com o físico Inglês Isaac Newton (1643-1727), descobridor da lei da gravidade, que via como função da ciência, descobrir LEIS UNIVERSAIS e enunciá-las de forma precisa e racional. O chamado Círculo de Viena, grupo de intelectuais, filósofos e cientistas, tendo como líder Moritz Schlick (assassinado em 1936) que se reuniam em Viena. Acrescentaram aos princípios de Bacon, Descartes e Newton, a necessidade de Verificação e o Método Indutivo.
Muitos membros deixaram a Áustria com a ascendência do partido Nazista, tendo o círculo sido dissolvido em 1936. O seu sistema filosófico ficou conhecido como o “Positivismo Lógico” ou “empirismo lógico” restringindo todo o conhecimento a Ciência. Karl Popper (1902 – 1994), Filósofo da Ciência, nascido na Áustria e naturalizado inglês. É considerado por muitos