O livro da lei
Ao abrirmos o “Livro da Lei”, significa que a Loja não mais está em trevas, mas sob a influência de um poder iluminativo. A abertura do “Livro da Lei” (em nosso caso a “Bíblia”), varia conforme o grau em que a Loja está trabalhando. No rito escocês antigo e aceito temos os seguintes exemplos:
Grau A.'.M.'. - Evangelho de São João - Cap. 1, vers. 1 a 3 (fecha no vers. 14). O correto é abrir o L.'.da L.'. em - Salmo 133 Vers. 1,2 e 3. (Bíblia Católica - Salmo 132).
Grau de C.'.M.'. - Amós - Cap. 7, Vers. 7 e 8.
Grau M.'.M.'. - Eclesiastes - Cap. 12. Vers. 1, 7 e 8.
Evangelho de São João, foi escrito entre os anos 95 e 100 D.C., na Ásia menor, em Éfeso provavelmente. A reflexão e a discussão teológica já se acham num estágio avançado. A ruptura entre a sinagoga e a Igreja está consumada. O pano de fundo do Evangelho parece ser uma situação nova: a luta contra heresias nascentes como gnose e o docetismo. Eis por que João afirma com tanto vigor a divindade e a encarnação de Cristo.
Livro dos Salmos - O Saltério é sem dúvida um livro único na Bíblia. Pois, se encontramos em outras orações esparsas, ele é todo, com seus 150 salmos, uma coletânea de orações.
Muitos salmos trazem um título que indica o autor, a sua natureza, o modo de se cantar, o uso litúrgico ou a ocasião de sua origem. Vemos assim hinos de louvor, para agradecer e louvar a Deus. Há os hinos processionais, quando se levava em procissão a Arca da Aliança. Hinos de ação de Graças, em que o homem, libertado da doença ou perseguição sobe ao Templo para oferecer sacrifícios ao Criador. E muitos outros, como os Salmos de lamentações, de peregrinações, de lamentações, etc.
Amós - Palavras de Amós, que foi um dos pastores de Técoa, sobre as visões que ele teve a respeito de Israel, no tempo de Ozias, rei de Judá, e de Jereboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto. “Amós começou dizendo: É de Sião que Javé ruge, e de Jerusalém que ele faz ouvir a sua voz: