O Livro da LEI
TEMPLÁRIOS DO 7º. MILÊNIO
Nº. 3449
RIBEIRÃO PRETO-SP
G∴O∴S∴P∴ / G∴O∴B∴
O LIVRO DA LEI
AUTOR:
Ap∴M∴ ANTONIO APARECIDO DE SOUZA
C∴I∴M∴ 286.948 janeiro de 15
“Salmos 133
1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;
3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.”
Nos indivíduos, a loucura é algo raro - mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra.
Friedrich Wilhelm Nietzsche em “Para além do Bem e do Mal”
INTRODUÇÃO:
Esse é o quinto trabalho desenvolvido por esse Ap∴M∴ e nosso intuito, com o mesmo é construir uma breve exposição sobre o que é e a importância do Livro da LEI para a ritualística maçônica.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica complementada com aquela realizada em sites da internet.
Certamente é um dos temas mais difíceis de serem abordados por se referir à questão da religião e assuntos correlatos. Assim, seja qual for a abordagem, haverá sempre o risco inerente de ferir a crença e as convicções de outrem, podendo desaguar na intolerância em razão de poder ocorrer um julgamento centrado em perspectivas diversas sobre um mesmo tema.
DEFINIÇÕES / SIMBOLOGIA:
________________________________________
O Livro da LEI, assim como o Esquadro e o Compasso representam as Três Grandes Luzes Emblemáticas da maçonaria.
A expressão Livro da LEI poderia ser substituída por “Livros das LEIS”, a título explicativo, uma vez que, há tantos quantos forem as crenças humanas e suas respectivas obras basilares de fé e que podem ser utilizadas na ritualística maçônica.
Assim, podem ser chamados de L∴ da L∴, a Bíblia, O Alcorão dos Islâmicos, O Veda Rig dos hindus, O Tao Te King dos taoístas, o