Linguage Não-Verbal
No caso desta linguagem o objetivo não será expor verbalmente aquilo que desejamos expressar mas sim expressarmo-nos através de outros meios: placas, figuras, gestos, objetos, cores ou seja tudo aquilo que pode ser visível.
Assim sendo podemos considerar que alguns tipos de linguagem não-verbal:
Cartões vermelhos
Semáforos
Bocejo
A identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta da casa de banho
Avisos de ‘’não fumar’’ e ‘’ silêncio’’
Expressões faciais
Linguagem gestual
Dança
Concluindo podemos verificar que uma carta, um diálogo, uma entrevista entre outros são considerados linguagem verbal.
Por exemplo no caso da linguagem gestual, esta é usada principalmente pela comunidade surda, mas não apenas por eles, mas também por familiares, educadores e pelos professores.
Um dos meios de linguagem não-verbal é a linguagem do corpo. Darwin começou por estudar esta linguagem do corpo através de um trabalho chamado “ A expressão das emoções no homem e nos animais”. No entanto, apenas em 1960 é que a sua pesquisa começou a ser valorizada e apenas com a publicação do livro de julius fast é que o público começou a tomar conhecimento do assunto, apesar disto ainda hoje a maioria das pessoas ignora a existência desta linguagem.
Vários estudos revelaram que aquando da transmissão de uma mensagem aquilo que tem mais impacto é a linguagem não-verbal ou seja os gestos e o movimento. De seguida, vem o vocal que inclui o tom de voz, inflexões e outros sons, e só por último e com pouco impacto vem a linguagem verbal que inclui apenas as palavras escritas.
Numa conversa frente a frente o que tem mais impacto é mais uma vez a linguagem não-verbal e o que tem menos é a linguagem verbal.
A maioria dos pesquisadores afirma que a linguagem verbal é mais usada para a transmissão de informações e a