O Livro Arco De Sant
Escrito por Almeida Garrett, narra uma suposta agressão de Dom Pedro I ao Bispo do porto, no palácio episcopal. Embora o livro seja, na verdade, uma anedota de Garret, ele coloca provas e supostas pistas de que realmente Dom Pedro não era uma pessoa generosa e bondosa. O livro também é dividido em dois volumes, mas decidimos fazer o redesign da versão feita em 2008 onde contém os dois volumes do livro.
Mesmo para sua época, o livro tem uma narrativa suave e bem fluída com diálogos engraçados e que não o deixa muito monótono. O livro também possui uma tática de tipografia excelente, diferindo caracteres de titulo de capitulo e da grafia normal.
A versão mais antiga do livro tem uma tipografia bem diferente da versão de 2005, levando em conta que a mais recente utiliza a tipografia de 1850 somente na orelha e na descrição do autor para preservar a memória do projeto original.
O Arco de Sant'Ana é um romance em dois volumes de Almeida Garrett (publicados respectivamente em 1845 e 1850), baseado na anedota histórica da Crónica de D. Pedro I, de Fernão Lopes, segundo a qual o rei Dom Pedro I de Portugal (1320 - 1367) teria açoitado com suas próprias mãos -- por seus desmandos e arbitrariedades -- o despótico bispo do Porto, no palácio episcopal. Introdutor do Romantismo em Portugal e dramaturgo por temperamento, Almeida Garret foi uma figura multiforme da vida política e literária do País na primeira metade do século passado. Ministro, deputado, jornalista, poeta, novelista e romancista, é em 1845 que inicia a publicação de O Arco de Sant'Ana, romance de atmosfera medieval em que repassa o clima de paixões