Breve Historia da Arquitetura Românica
URBANISMO
1º PERÍODO
Vitória Forbeck Bianco
Laura Benatti
Jeferson Luiz Klauck
HISTÓRIA DA ARQUITETURA:
ROMÂNICOS
CONTEXTO HISTÓRICO:
A arte românica surgiu em plena época feudal, tendo-se desenvolvido entre os sécs. XI e finais do séc. XII, transformando-se numa arte amadurecida e estruturalmente flexível, que se espalhou por toda a Europa, tornando-se no primeiro estilo internacional da
Idade Média. Nesta época, toda a civilização europeia se moveu em nome de uma renovação arquitetônica que foi a expressão mais pura da Fé.
A religião, o temor religioso e o medo do Juízo Final, movimentaram os fiéis nas peregrinações aos principais lugares santos. Os mosteiros e as igrejas que eram centros difusores da religiosidade da época, tinham uma maior importância quando possuíam relíquias de santos, tornando-se, eles mesmos, locais de peregrinação.
As peregrinações e as cruzadas, feitas por populares e nobres, contribuíram em grande parte para a internacionalização da arte do Oriente e do Românico.
O sistema político feudal e a religião foram os dois pólos dinamizadores da arte na sociedade medieval. A arte serviu a majestade do poder temporal e religioso, sendo feita para honorificar ambos.
LOCALIZAÇÃO:
O estilo românico desenvolveu-se na
Europa Ocidental mais precisamente na Itália e na França, predominou durante a Alta Idade Média durante os séculos XI e XII.
ASPECTOS DO COTIDIANO:
Algumas poucas casas românicas remanescentes em centros urbanos sugerem como vivia a população citadina no século XII. A princípio a casa poderiam funcionar como loja no primeiro pavimento e como residência no segundo pavimento. Os balcões eram assentados sobre cavaletes e ao fim do dia retirados para se fechar a loja.
RELIGIÃO:
As pessoas viajavam em peregrinações a lugares santos na esperança de cura de uma enfermidade ou como alternativa a uma prisão, ou ainda porque a Igreja Católica prometia salvação para as almas dos peregrinos. A igreja fica como representante de