História da Arte
Pesquisa:
Obras, Arquiteturas históricas e seus significados
Grécia:
Com respeito à arte na Grécia, fora escolhido – por mim – para uma breve analise, a Cerâmica grega e sua importância no registro histórico e ideológico na sociedade grega do período clássico.
A Cerâmica grega, tinha como principal objetivo o de registrar os acontecimentos históricos e “aliena-los” a ideologia – religiosa – vigente naquele momento. Pode-se ressaltar do período clássico, no tocante a obra, que o fundo dos vasos eram negros e as pinturas (tons) vermelhos. Nos períodos anteriores, o fundo era negro e também as gravuras. A forma geométrica mostra-nos a busca pela perfeição e sua forte ligação com a história – quase sempre mitológica (religiosa). Desde o período arcaico, podemos observar a supervalorização das formas geométricas.
Roma:
Com relação a Roma, fora escolhido para uma breve analise, o
Panteão; que em sua faixada lembra-nos muito o Parthenon (Grécia). Mas após uma vista 360° graus, podemos facilmente observar outras formas e tendências na arquitetura que modificam-se da grega, como no caso de as múltiplas formas geométricas em uma mesma construção; no caso do Panteão, as formas “quadradas” na sua faixada, e o arredondamento nas partes de trás da construção, com um teto em forma de cúpula e nesta cúpula contendo um óculo – que possuía a função de iluminação e um avançado ( para a época ) sistema de anti-penetração da chuva. O edifício era utilizado para reunião entre os cidadãos romanos e também como centro das práticas religiosas.
Bizantina:
Nesta obra bizantina que nos aponta para a figura de Jesus Cristo, podemos observar a utilização de mosaicos para a formação da imagem, a presença de inúmeras cores e tons que dão vida a obra. O tamanho dos olhos, afinamento do nariz e do queixo, são características marcantes das obras bizantinas. Seguindo também do ângulo do rosto, que significa o nível