PRINCIPAIS IGREJAS DE OURO PRETO - MG
PRINCIPAIS IGREJAS DE OURO PRETO - MG
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Igreja de São Francisco de Assis
Belo Horizonte
2014
APRESENTAÇÃO
Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais. Uma fabulosa cidade encravada num vale profundo das montanhas mineiras, recheada de muita cultura e história. É famosa por sua arquitetura colonial. Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980. A maior parte do intenso fluxo turístico é focado na arquitetura e importância histórica. Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro. Durante esse trabalho, será descrito três desses pontos históricos e turisticos da cidade: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Igreja de São Francisco de Assis. Vista de Ouro Preto (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:OuroPretoView.jpg)
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é uma igreja situada na cidade de Ouro Preto, localizada entre duas praças: a Praça Barão de Queluz e a Praça Tiradentes. Foi construída entre 1727 e 1746. O projeto e a execução ficaram a cargo de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Das mais antigas paróquias de Minas Gerais (1707), a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias em Ouro Preto, merece destaque também por ser das maiores em tamanho e suntuosidade, senão também pela presença do túmulo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
A matriz em si permite um interessante estudo da história da arte brasileira, pois apresenta, no painel do altar-mor e nos retábulos e altares, características das três classes barrocas do