Barroco Ouro Preto Mariana
Nas cidades de
Ouro Preto e
Mariana / MG
"O Barroco Mineiro nasceu mestiço como seus criadores, filtrando influências de várias partes de Portugal e do Brasil. Muitas vezes seu esplendor se esconde no interior das pequenas igrejas de paredes de taipa, quadradas e brancas, revelando-se com impacto quando se abrem as portas.”
O barroco desenvolveu-se no Brasil ao lado dos primeiros núcleos urbanos. As principais manifestações dessa arte foram as construções religiosas levantadas em
Salvador e Recife. Mas, o auge do barroco, manifestou-se nas cidades mineiras do Ciclo do Ouro, como Ouro Preto e Mariana.
Ouro Preto - MG
Igreja de São Francisco de
Assis
A mais famosa de Ouro Preto, um dos
exemplares mais magníficos do barroco mineiro. Sua construção foi iniciada em 1766. é considerada obra-prima de Aleijadinho, responsável pelo risco geral do prédio, portada, tribuna do altar-mor, altares laterais e capela-mor. São também suas as esculturas da portada e dos púlpitos. Mestre Ataíde conferiu excelência artística ao teto, representando a assunção de Nossa Senhora.
A arquitetura desta igreja tem inspiração militar. Igreja Nossa Senhora do
Rosário
É um raro exemplar do barroco mineiro, com
sua fachada circular e por isso singular. Sua construção, iniciada em 1785, substituiu primitiva capela. Em contraste com o aspecto externo o interior é bem singelo, com evocação de santos negros. A tradição aponta a escultura de Santa Helena como sendo de
Aleijadinho e as imagens de Santo Antônio e
São Benedito atribuídas a seu irmão, padre
Félix.
Igreja de São Francisco de
Paula
Foi a última igreja erguida no período colonial,
com execução iniciada em 1804. A imagem do padroeiro, que hoje se encontra no Museu
Aleijadinho, é atribuída ao mestre. De seu adro se tem uma bela vista da cidade.
Mariana - MG
Catedral Nossa Senhora de
Assunção
Preserva um dos mais ricos conjuntos de ornamentação do barroco luso-brasileiro, com altares em madeira talhada e