PR PROJETO
1 - TEMA
Acessibilidade
2 - DELIMITAÇÃO DO TEMA
Acessibilidade em edificações de uso público
3 - QUESTÕES OU PROBLEMATIZAÇÕES
Os portadores de necessidades especiais têm dificuldade de acesso a edificações de uso público?
Existe lei que estabelece normas para as construções?
4 - JUSTIFICATIVA Todas as pessoas têm o direito de ir e vir, porem nem todos podem usufruir desse direito, as pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade de se locomoverem encontram barreiras no seu dia-a-dia.
A pesquisa tem como intuito expor as barreiras encontradas nas edificações de uso público e as normas que a lei implica para as novas construções. Com a lei, a conquista por espaços livres de barreiras arquitetônicas implica a possibilidade e a condição de alcance para que portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida utilizem com segurança e autonomia as edificações, mobiliários, os equipamentos urbanos, os transportes e meios de comunicação.
5 – OBJETIVOS
5.1 Objetivo geral
Identificar as barreiras arquitetônicas encontradas por pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade de se locomoverem.
5.2 Objetivo específico
Apresentar a lei que regulamenta normas para a construção das novas edificações.
6 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Acessibilidade consiste na possibilidade de acesso a um lugar ou conjunto de lugares. Significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras. De acordo com o artigo de Irani Coelho Fernandes (2012, p. 3), a acessibilidade nem sempre é respeitada.
[...] a realidade revela que, para a grande maioria da população, os procedimentos legais ou são desconhecidos ou ignorados, e, conseqüentemente, os direitos dessas pessoas são violados de