Barroco no Brasil
O Barroco no Brasil
Sumário
Introdução
O Barroco no Brasil surgiu no século XVII. Os jesuítas que vieram para o Brasil para catequizar os índios, trouxeram esse estilo de arte europeu. Inicialmente para o litoral do nordeste, onde vemos como exemplo a arquitetura de Senhor do Bom Fim, na Bahia, e depois o barroco foi introduzido no centro do país em Minas Gerais, onde encontramos a maior parte de produção artística na cidade de Ouro Preto. O Barroco no Brasil teve como temática principal a expressão da religiosidade. Na resenha a seguir veremos como surgiu o barroco, as suas principais características, e o contexto histórico desse estilo artístico.
Origens do Barroco no Brasil
O Barroco surgiu no século XVII na Itália e se espalhou por toda a Europa e no século XVII foi introduzido na América Latina.
No Brasil, o Barroco foi trazido pelos Jesuítas como forma de expressão artística que representava o cristianismo católico. Com imagens de personagens da Bíblia e representações de santos, e padres. E teve como base o Barroco de Portugal. Pois durante séculos o Brasil foi colônia de Portugal, que enviava os jesuítas em missão para a aculturação dos nativos que aqui viviam.
O Estado tinha forte ligações com a Igreja e patrocinava as obras arquitetônicas nas cidades onde tinham recursos minerais e capitais para a realizações de igrejas como por exemplo a cidade de Ouro Preto e Salvador que construiu as maiores obras barrocas. A produção artística também tinha o incentivo dos mecenas que investiam capital na obra dos artistas.
Em algumas cidades, no século XVII era comum ver grandes painéis azuis com imagens de passagens bíblicas que serviam não só de decoração mas de representação da igreja católica para o ensino do cristianismo. Talhas com meninos anjos, e virgens, além de grandes faixadas esculpidas com ouro e pedra sabão.
No século XVIII o Barroco surgiu no Brasil