Movimento Desportivo Mundial
Nos seculos XVIII e XIX, surgiu na Inglaterra um movimento, conhecido por cristianismo muscular, do qual o incentivador maximo foi Thomas Arnold(1795-1842), diretor do Colegio de Rugby. Foi Arnold grande pioneiro dos jogos educativos e exercicios desportivos daode resultou aprciavel parte dos desportos atuais, embora suas origens, em principio venham dos tempos de antanho. Ele integrou o Desporto no quadro pedagogico, dando-lhe extraordinaria importancia.
Ajudado por outros professores, Arnold formentou a prática das atividades físicas, cujo aspecto recreativo foi animado de preocupações de ordem pedagógica, moral e social.
O conceito de fairplay é vinculado à ética no universo do esporte. Na prática, o fairplay é caracterizado por ações de educação com o outro. É preciso respeitar o adversário, lembrando-se de que ele é um elemento importante para a prática da atividade. O fairplay deve conduzir o comportamento dos atletas dentro e fora de uma atividade competitiva.
De acordo com Tubino (1999), durante muito tempo o mundo entendeu o esporte somente pelo aspecto do rendimento. A alta performance e a sede de vitórias a todo custo provocaram reações expressivas, que podem ser caracterizadas por três movimentos:
A reação da intelectualidade internacional, inconformada com os rumos perversos que o esporte vinha tomando, provocou a elaboração de artigos por autores renomados. Hoje, são considerados clássicos, tais como: Antonelli, Noronha Feio, Cazorla Prieto, Cagigal, Clayes, Manuel Sergio, dentre outros. Houve também conferências e comunicações em congressos internacionais.
Os organismos ligados ao esporte passaram a publicar documentos filosóficos que trataram do fenômeno esportivo que tiveram influência na ruptura do conceito de esporte, entendido somente na perspectiva do rendimento.
O Trim foi um movimento nascido na Noruega em 1967. Depois, recebeu o nome de Esportes para Todos. Esse movimento chegou praticamente a todas as