Dimensão cultural das atividades fisicas e desportivas
1. ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTO:
A atividade física é, segundo Caspersen (1985), "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta numa competição desportiva. Hoje em dia, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; por outras palavras a "boa forma".
NA minha pesquisa percebi que a “atividade física” não deve ser confundida com “exercício”. Exercício, é uma subcategoria da atividade física que é planeada, estruturada, repetitiva e propositada no sentido de que o objetivo é a melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. A atividade física inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal e são feitas em atos como jogar, trabalhar, tarefas domésticas ou atividades recreativas, entre outras.
Segundo COLBERG (2003), a Atividade Física ajuda a ganhar músculos e a perder gordura, diminui o apetite, faz com que se coma mais sem ganhar gordura, melhora o humor, reduz o stress e a ansiedade, aumenta o nível de energia, melhora a imunidade, torna as articulações mais flexíveis e melhora a qualidade de vida.
A atividade física traz benefícios inegáveis para a saúde de todas as pessoas. Quem pratica exercícios moderados regularmente corre menos risco de ter problemas crónicos de saúde como doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes tipo II, certos tipos de cancro e outros distúrbios do metabolismo.
Pode concluir-se que níveis regulares e adequados de atividade física podem reduzir o risco de hipertensão, doença coronária, acidente vascular cerebral, diabetes, alguns cancros, depressão e do risco de quedas além de melhorar a saúde óssea e