Os Recentes desenvolvimentos da Auditoria Nos EUA
Perceber o presente passa necessariamente por compreender o passado. Deste modo abordaremos o passado apenas no intuito de facilitar a compreensão dos motivos que conduziram a auditoria ao estado actual.
Assim, numa fase introdutória, a nossa viagem inicia-se no ano de 1886, data da realização da primeira Reunião de Profissionais, fazendo pequenas paragens pelos acontecimentos históricos mais marcantes, incluindo a Legislação então produzida.
Seguidamente faremos uma abordagem aos recentes escândalos financeiros, caso da Enron, da WorldCom, da Merck, da Xerox e, recentemente escândalo que chocou a economia designadamente, a falência da Lehman Brothers, que foram um importante meio impulsionador da nova ordem internacional.
O trabalho prossegue caracterizando as principais organizações internacionais com relevo no estudo da Auditoria, nomeadamente a Securities and Exchange Commission (SEC), o The Institute of Internal Auditors (IIA), o Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB), o American Institute of Certified Public Accountant (AICPA) e sendo abordado também a importância da Lei Sarbannes-Oxley (SOX).
Continuamente, examinamos os planos estratégicos dos principais organismos, identificando os rumos a que se propõem atingir com o propósito de evitarem o despontar de novos acontecimentos que denigrem o bom funcionamento e a imagem do sistema económico.
Concluímos com os caminhos a seguir pela auditoria e ter a percepção se a estratégia que tem sido adoptada é a mais conveniente e o que pode ser aperfeiçoado para que possa existir uma cultura mais uniforme e congruente nas aplicações da mesma.