O liquido que quer ser solido
Esses tipos de material são chamados de fluidos não newtonianos. Eles têm viscosidade que varia conforme o tempo ou quantidade de pressão.
Exemplos cotidianos de fluídos não-newtonianos:
O caso do nosso estudo, a mistura de amido com água, é um material como o fio de seda ou o fluído elástico de Maxwell, pois apresenta características tanto de um sólido como de um líquido. São necessários estes dois conceitos para classificar a mistura e distinguir em que ocasiões devemos utilizá-los simultaneamente ou separadamente, ou seja, quando uma destas características está predominando no processo.
O ketchup e a pasta de dentes também são materiais tixotrópicos, ou seja, eles se tornam menos viscosos sob ação de uma força de cisalhamento, voltando a recuperar sua viscosidade, de forma gradual, quando esta força cessa. Este efeito é dependente do tempo de observação. Muitas tintas também são tixotrópicas. Um pintor observador munido somente com um pincel percebe que a tinta recupera sua viscosidade após um curto intervalo de tempo depois que foi passada no pincel. A lama, algumas vezes, apresenta também este comportamento. Se colocarmos o pé rapidamente na superfície “dura” da lama, poderemos andar sobre ela. Mas se pisarmos por um tempo maior, nossos pés irão afundar dentro da lama “liquefeita”.
Porém, há uma diferença crucial entre o comportamento da mistura de amido-água e do ketchup. No último caso, há uma diminuição de sua viscosidade com o aumento da força de cisalhamento. No nosso caso da maizena, pelo
27-7contrário, ocorre um aumento concomitante da viscosidade com a força de cisalhamento. Estes materiais, similares à maizena misturada com água, são conhecidos como dilatantes
A