Relat rio de Medi o da Densidade para S lidos e L quidos
Análise de Alimentos I
Rozilaine Aparecida
Marcia Rebelato
Nathalia Leite
Stefany Turtera
Resumo
O trabalho á seguir tem por objetivo o calculo da densidade de materiais líquidos e sólidos, pelos métodos mais comuns para esses tipos de amostras, que neste caso será o vinagre como amostra líquida e o milho de pipoca como amostra sólida, respectivamente os métodos escolhidos foram o de picnômetro e o método de deslocamento. Posteriormente serão comparados com as densidades específicas teóricas.
Palavras-chave: densidade, picnômetro, sólidos, líquidos e deslocamento.
1. Introdução
A densidade é uma propriedade física que caracteriza uma substância. “A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou simplesmente, massa por unidade de volume”. (RUSSEL, 2004, p. 40). É através desta grandeza que se expressa a quantidade de matéria existente em uma unidade de volume.
A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro (ou de ligas desse metal), pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com aconcentração de soluções.
A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico – kg/m3. Entretanto, é mais comumente expressa em unidade de gramas por centímetros cúbicos – g/cm3, ou em gramas por litro - g/mL. A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. É definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume.
1.2 Métodos de medida de densidade para sólidos
1.2.1 Método do deslocamento
A densidade de um sólido pode ser