O Lider Coach
Atualmente, parece ser consenso geral que cargos ou posições por si só não transformam uma pessoa em líder. Liderar é agir, inspirar, gerar confiança e despertar nas pessoas o melhor que elas trazem dentro de si a fim de atingir resultados extraordinários.
A Revolução Industrial foi muito importante para o desenvolvimento da indústria e o crescimento das cidades. No entanto, o homem era valorizado apenas por sua mão-de-obra, sua força de trabalho.
Henry Ford, o primeiro a implantar a linha de montagem para fabricação de automóveis, costumava dizer: "Por que tenho que ter a pessoa inteira se preciso apenas de um par de mãos? Não preciso que ela pense." Claramente este pensamento não tem lugar na sociedade atual.
A era do conhecimento, marcada pela globalização, pela Internet, pelas inovações tecnológicas, pela quantidade de informações e a velocidade com que temos acesso a elas, pela alta competitividade e pela complexidade das relações interpessoais, impõe inúmeros desafios às pessoas e às organizações.
Neste novo cenário, o líder é aquele que abre mão do individual em benefício do coletivo, compromete-se com o desenvolvimento das pessoas, promove o entendimento mútuo e ouve sem julgar ou punir. Em outras palavras, liderar no século XXI requer a introdução de um novo paradigma, o de considerar o ser humano em suas quatro dimensões: corpo, mente, coração e espírito.
Claro está que é uma tarefa que exige do líder autoconhecimento, disciplina e desenvolvimento contínuo, mas o esforço faz toda a diferença no relacionamento dele com seus liderados. Liderar pelo bom exemplo é mostrar aos liderados que a prática constante leva à transformação.
Assim, considerando a competitividade do mercado, a importância do líder na condução de uma equipe de "alta performance" é a de atingir o máximo de resultados através do engajamento, motivação e união do grupo em busca do objetivo