O JUIZO COMENTARIO
O filme nos revela o que realmente acontece com os menores infratores, uma verdade da situação das crianças e adolescentes que já nascem no convívio do crime.
Crianças que desde pequenas já são agredidas diariamente por seu pais, que lhe impõem tarefas, responsabilidades, e medo. Famílias desestruturadas, sem ter um porto seguro, que se afastam da escola e pagam qualquer preço pela sobrevivência, sem saber a gravidade desse preço.
Adolescentes sem perspectiva de futuro, que romperam os laços familiares cedo, que muitas vezes acabam entrando na criminalidade, por não ver uma saida melhor e com retorno fácil.
Estudar, não é uma opção quando essas crianças já são abaladas psciologicamente pela familia desistruturada, e esses pais. que não conseguem da a assistencia necessária para essas crianças, acabam perdendo o controle sobre a vida de seus filhos e esses mesmos jovens acabam se "emancipando" e "crescendo'' cedo demais, e muitos perdendo a vida cedo, por entrar na criminalidade, achando que talvez fosse uma solução.
Os Jovens precisam de sonhos
A Juíza faz um maravilhoso trabalho no filme, papel admirável, pois além de exercer sua profissão, questiona de maneira agressiva os adolescentes de suas atitudes, buscando conscientizá-los da responsabilidade e consequência de seus atos.
Ao ponto de vista particular, acredito, que para ter a capacidade de julgar um outro ser humano, o juiz precisa ser cada vez mais humano. Se deve saber o momento de agir com imparcialidade e de uma forma mais agrassiva, para se mostrar a real realidade dos atos dos menores, como também, saber que ali, jaz, um jovém que muito antes de ir contra a sociedade, ele foi vitima da mesma e que na realidade, só precisa de novas oportunidades, sonhos e perspectiva de um futuro.
O Sistema é falio
Acredito que o sistema carcerário precisa ser reestruturado, não é apenas largar os jovens na “prisão” precária, fardados ao sofrimento e revolta, precisam de