O jornalismo cultural : origem e expansão
O jornalismo cultural é um gênero noticia e informa sobre cultura em suas diversas formas. Teve sua origem na França durante o século XVIII, com matérias voltadas para o público feminino através da literatura e revistas. Este ramo jornalístico pode estar ligado à cultura nacional e internacional, exposta via televisão, rádio, pinturas, música, teatro, revistas, jornais entre outros gêneros.
Com a expansão da internet, o jornalismo cultural ganhou maior destaque devido à velocidade das informações e a alta acessibilidade. Nos dias atuais, as pessoas tem acesso à cultura em poucos minutos, através de aparelhos celulares, tablets ou qualquer aparelho com acesso à internet.
No Brasil, o jornalismo cultural possui grande espaço, jornais e revistas possuem cadernos e colunas dedicados à cultura, seja de forma crítica, através de crônicas, lançamentos de livros, filmes e entrevistas. Nos telejornais e programas de variedades, a cultura também ganha espaço, através de sessões e quadros com matérias sobre cultura local ou internacional. Enquanto no rádio, podemos nos informar sobre lançamentos de discos, shows e celebridades. Com início na década de 60, os jornais brasileiros estampavam crônicas de Clarice Lispector em suas colunas culturais.
Não menos importante que os outros gêneros, a informação cultural conquista a sociedade pelo fato de ser descontraído e ao mesmo tempo proporcionar conhecimento e informação, abrangendo diversos públicos.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
SEMINÁRIO DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS
TEMA: JORNALISMO CULTURAL
MATÉRIA: TEXTOS E GÊNEROS JORNALÍSTICOS
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO / 1º SEMESTRE
PROFº: ELVIS
SÃO PAULO, 14 DE MAIO DE 2013.
INTEGRANTES:
ANDREZA DE OLIVEIRA MONTEIRO
DIOGO MENDES DA SILVA