historia do jornal
— Hélio Schwartsman[1]
CAPÍTULO I
Perspectiva histórica da imprensa
Este capítulo tem por intuitoapresentar um panorama histórico da imprensa desde seu nascimento no Oriente até os dias atuais, procura demonstrar como a invenção da prensa propiciou enormes transformações sociais-culturais, uma vez que se tornou mecanismo de transmissão de informações, conceitos, crenças/valores eleis, os quais auxiliaramo aparecimento eo desenvolvimento das civilizações antigas, bem como a perpetuação dos seus conhecimentos e valores que são basilares a nossa cultura.
A (re)criação da prensa em tipos móveis por Gutenberg esta dentre os grandes saltos evolucionistas na história da humanidade, pois ela influenciou e promoveu transformações profundas na sociedade, que se transformava de rural em urbana e industrializava-se rapidamente. A imprensa surgida na Idade Média assumiu um papel de grande influência em todos os Estados Nacionais europeu, sendo utilizada como ferramenta disseminadora das crenças e ideologias a serviço do poder.
Ahistória da imprensa na Península Ibérica passa e se inter-relaciona com ahistória de Portugal, expoente nas grandes navegações e conquistas marítimas, consequentemente, ampliação de territórios e de sua cultura. Assim Portugal se tornapioneiro no uso da imprensa como disseminador de sua cultura, seus valores e ideologias, uma vez que produziu cartilhas em língua nacional exportando-as e, principalmente, transformando-as em mecanismo de dominação e aculturamento das regiões por ele explorado; consequentemente deixou marcas na constituição da imprensa colonial em que possuía domínios muito fortes.
Dessa maneira, nasceua imprensanacional que tinha por objetivo, exclusivo, guiar a população conforme o desejo e interesse do Poder monárquico, em um primeiro momento e posteriormente ela se coloca a serviço das