A história do jornal
INTRODUÇÃO 02
O PRIMEIRO JORNAL 03
O JORNALISMO NO BRASIL 04 OS JORNAIS NA DITADURA – AI-5 E CENSURA 07 DA DEMOCRACIA ATÉ HOJE 08 FIGURAS IMPORTANTES DA IMPRENSA BRASILEIRA 09
GUTENBERG 10
JORNAIS E ATIVIDADE DO JORNALISMO NA ERA INDUSTRIAL 13
JORNAIS E ATIVIDADE DO JORNALISMO NA ERA MODERNA 14
CURIOSIDADES 17
BIBLIOGRAFIA 18
Introdução
A história do jornal começa ainda A.C. em Roma, onde podemos dizer que o conceito de jornal foi criado. No século VIII, em Pequim, na China, surgiram os primeiros jornais sob a forma de boletins escritos à mão, mas foi apenas em 1447 que o jornal teve uma evolução significativa, com a invenção da prensa móvel e uma tinta com secagem rápica, criadas por Gutenberg. O jornal no Brasil é um capítulo a parte, porque sua história acaba por fundir-se a própria História do Brasil. No século XVII o jornal se popularizou com o surgimento do telégrafo e do conceito de Liberdade de Imprensa. Século XX o jornal atinge seu auge, no entanto com a chegada de novas formas de comunicação tem que se reinventar para não deixar de existir.
O primeiro Jornal
A teoria mais aceita pelos historiadores é que o jornalismo foi inventado pelo Imperador Romano Júlio César.
Ao que parece, Júlio César, além de um excelente general e comandante também sabia fazer um ótimo marketing pessoal, pois para divulgar suas conquistas militares e informar o povo da expansão do Império, criou em 59 A.C. a Acta Diurna, o primeiro jornal de que se tem notícia no mundo.
Suas notícias eram levadas diariamente a população de todos os cantos do Império (e de fora dele).
Juntamente com a criação da a Acta Diurna, surgiram os primeiros profissionais de jornalismo do mundo, eles eram chamados de Correspondentes Imperiais que eram enviados para todas as regiões e províncias Romanas para acompanhar e escrever as notícias.
Assim surgiu o conceito e o formato geral dos jornais e do jornalismo modernos, entretanto