Sobre o aquecimento global
O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.), na atmosfera. Essas queimas produzem gases como ozônio, dióxido de carbono(CO2), metano(CH4), óxido nitroso (N2O), e monóxido de carbono estes gases, retém o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo. A camada de ozônio protege o planeta Terra como um escudo para os raios solares prejudiciais à vida. Entretanto, o ser humano tem lançado grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera, o grande “vilão” à preservação da camada de ozônio atualmente, pois, mesmo sendo menos perigoso que o CFC, ele é fabricado em escala maior. O resultado desses lançamentos tem sido a diminuição da camada de ozônio e o aquecimento global.
O aquecimento global ocorre pelo acumulo de gases poluentes na atmosfera, formando uma espécie de “manta”, não deixando com que o planeta troque energia térmica com o espaço, fazendo com que o calor fique retido aqui dentro. Isso é denominado Efeito estufa, mais conhecido nas grandes cidades onde a emissão de gases poluentes é muito grande.
Um dos gases que acelerou o aquecimento global, mas que hoje é proibido é o CFC – Cloro, Flúor, Cloro. Ele era responsável por quebrar as moléculas de O3 (camada de ozônio) transformando em moléculas mais instáveis e abrindo um enorme buraco na camada de ozônio, fazendo com que os raios solares entrassem no planeta, mas com a “barreira” de gases tóxicos, os raios não saíssem da atmosfera, tornando o clima insuportável. Hoje ainda é assim, mas com o dióxido de carbono (CO2). Conseqüências do aquecimento global
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da