o jogo na educação infantil
1759 palavras
8 páginas
Introdução Esta pesquisa tem o propósito apresentar a importância dos jogos para desenvolvimento da criança na Educação Infantil.A escola deve oferecer á criança as condições necessárias para seu próprio desenvolvimento, ou seja, proporcionar ambientes adequados e profissionais capacitados para exercer também a função de ludicidade.O lúdico não pode ser considerado um elemento estranho no aprendizado da criança, ele deve ser apreciado como um elemento importante, pois contribui para seu melhor desenvolvimento. O jogo tem duas visões diferentes: primeiro, o jogo é visto como algo que é positivo e real, e na outra visão é visto como desnecessário e inútil a criança, ele deve ser apreciado como um elemento importante, pois contribui para seu melhor desenvolvimento.Relembrando que brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidadeseducativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio. A escolha do tema está vinculada à atividade profissional na área de Educação Infantil. Associar a educação da criança ao jogo não é algo novo.
Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano,tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo.As brincadeiras acompanham a criança pré-escolar e penetram nas instituições infantis criadas a partir de então.
Nesse período da vida da criança, são relevantes todos os aspectos de sua formação, pois como ser bio-psico-social-cultural dá os passos defintivos para uma futura escolarização e sociabilidade adequadas como membro do grupo social que pertence. Segundo Kishimoto (1994) o jogo, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a