O início do Direito
Direito é o ramo social que se ocupa de análises, normas e entre outras inúmeras situações dentro dos pensamentos e passados jurídicos.
A história do direito é de suma importância para o estudo da ciência jurídica, pois, visa compreender o processo de evolução e constante transformação das civilizações humanas no decorrer da história dos diversos povos e consequentemente das diversas culturas, do ponto de vista jurídico, sendo assim o direito a ciência do conviver.
Não há muito no que se falar em história universal de Direito pois historicamente as tradições culturais cultivavam ações e rituais para resolução de conflitos, com isso o Direito já existia de formas codificadas, sendo escrita, formal ou informal.
O direito sempre atuou no sentido de tentar criar sociedades mais felizes, onde todas as formas de violência e de sofrimento fossem minimizadas. Durante muitos e muitos anos o seu processo histórico de desenvolvimento, praticamente tão longo quanto a trajetória do ser humano sobre a terra, o direito foi refinando suas normas: no início, as penas para os delitos eram, quase sempre, extremamente violentas, muitas vezes constituídas pela pena de morte. Aos poucos, o direito foi incorporando a ideia da proporcionalidade das penas em relação aos crimes: crimes mais violentos mereciam penas mais violentas, crimes mais leves mereciam penas mais leves.
As sociedades reguladas pelo direito mudaram ao longo da história. Conforme a evolução das sociedades, novos tipos de relações sociais e de conflitos foram criados, obrigando o direito a acompanhar as mudanças e a responder às novas questões que lhe eram propostas.
Além dessa evolução ao longo do tempo, vale destacar que o direito também apresenta uma variação geográfica: cada sociedade, consoante suas características, pode apresentar uma forma própria de resolver seus conflitos.
O direito também é muito influenciado pela evolução da ética: um comportamento que era considerado normal em uma