O que é inconveniente na história do Brasil
Portugal, Brasil e diversas nações africanas foram responsáveis pela maior emigração forçada da história da humanidade. Este documentário não é mais que um retrato do que aconteceu, é uma história inconveniente de Portugal até 1808 e do Brasil até 1888 quando ocorreu a abolição oficial da escravatura e dos diversos reinos africanos onde capturavam e vendiam escravos aos traficantes.
Uma história inconveniente para todos à exceção dos próprios escravos; A história do Brasil se torna inconveniente devido ao fato de terem tanto orgulho de uma história tão cruel e eterna para os que a conhecem de verdade. Tanto que o Brasil foi o ultimo país a abolir a escravatura.
Os relatos da época apontam para a morte de milhares de escravos capturados que não sobreviveram ao percurso no interior do continente africano até o local onde eram vendidos, e muitos outros embarcados nas caravelas não conseguiram sobreviver, a maior parte deles eram trazidos para o Brasil. Chegou uma época em que a metade da população brasileira era de escravos, logo o Brasil teve um grande número de comércio de escravos.
Catarina de Áustria, regente de Portugal, autorizou cada senhor de engenho do Brasil, mediante certidão passada pelo governador-geral, a importar até 120 escravos. Quando os portugueses chegaram a África encontraram um mercado africano de escravos bastante extenso. Os africanos eram escravizados por diversos motivos antes de serem adquiridos: por roubo, assassinato, feitiçaria, adultério, penhora e muito mais.
Contudo, o Brasil é um país que atualmente ainda maqueia este passado fúnebre, pelo fato de ainda existir uma escravidão social e econômica; Portanto, o que vemos hoje no cenário brasileiro, é o reflexo de um passado tão inconveniente que ainda busca levar a população a ser escravizada.