Uma verdade incoveniente
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA-PROLIN
CAMPUS II – POJUCA/BA
[pic]
Texto elaborado a partir do Filme “Uma Verdade Inconveniente”, dirigido por Davis Guggenheem e apresentado por Al Gore.
Pojuca -2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
[pic]
Trabalho realizado pelas discentes, Adriana de Afonso, Alcione Alves e Ana Lúcia Garrido, apresentado à disciplina de Geomorfologia orientada pela Professora Jucélia Pacheco conforme nos foi solicitado.
Pojuca - 2011
“Uma Verdade Inconveniente”
Estamos vivenciando uma época de intensas ondas de calor em todo o mundo, de tempestades, secas e furacões cada vez mais rigorosos, assim como o aumento de epidemias e a extinção de várias espécies.
No filme “Uma verdade Inconveniente” dirigido por Davis Guggenheen e apresentado pelo ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, o aquecimento global e suas conseqüências são apresentados de forma real. Com o intuito de persuadir o público, o apresentador defende que o aquecimento global não é somente um ciclo natural da Terra, mas o resultado das atividades humanas no campo industrial uma vez que o mundo está cada vez mais consumista.
AL Gore nos faz lembrar dos diversos fenômenos catastróficos já ocorridos em todo o mundo, como as intensas ondas de calor na Europa, as inundações na China, o derretimento das geleiras no Ártico e o furacão Katrina nos Estados Unidos, lembrando ainda que tais fenômenos serão cada vez mais violentos e freqüentes.
Em suas explanações Al Gore cita também que sempre foi considerada impossível a formação de furacões no Atlântico Sul, no entanto em 2004, o Brasil foi atingido pelo furacão Catarina, ou seja, o que parecia impossível para cientistas e estudiosos tornou-se real.
Bastante entusiasmado Al Gore diz ter se tornado um defensor da natureza. É notável