Brasil: Uma História Inconveniente
Nesse trabalho, eu falarei um pouco sobre a escravidão no Brasil, que começou no século XVI e durou até o ano de 1888 com a criação da lei áurea. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, tendo o maior comércio de escravos do mundo. Os escravos viviam em péssimas condições, sendo muitas vezes tratados piores do que os animais, o que acarretou um grande problema na sociedade brasileira atualmente. A escravidão foi muito longa e radical, mas deixou uma herança muito importante para o Brasil, que foi a grande mistura de culturas, devido ao fato de tantos escravos (tanto índios quanto africanos) terem vindo ao Brasil e tentado resistir, espalhando e disseminando sua cultura pelo país inteiro, herança que dura até hoje:
- Graças à escravidão, o Brasil é um dos países mais ricos culturalmente, com uma grande mistura de raças. Isso se deve ao fato de terem mais mulheres negras do que brancas no Brasil colonial, o que forçava os colonizadores a reproduzir com elas, assim criando muitos mestiços.
- Graças à escravidão, tivemos muito contato com os africanos, o que tornou a influência deles em nossa cultura muito grande.
Mas ao mesmo causou grandes sequelas quanto ao tratamento dos negros na nossa sociedade atualmente:
- Devido a tudo o que ocorreu na escravidão, o Brasil é hoje, um dos países mais racistas do mundo. Existindo pessoas que tem até mesmo nojo de negros, hoje o negro muitas vezes é visto como criminoso no lugar dos brancos.
- A escravidão não foi totalmente abolida no Brasil com a criação na lei áurea. A escravidão apenas mudou de local, assim os escravos sem dinheiro foram obrigados a povoar os morros, criando as favelas, e causando a marginalização dos negros.
- Mesmo tendo a maior parte da população Negra, os brancos tem visivelmente mais privilégio que os negros, principalmente no mercado de trabalho e na educação, o caso está tão grave que chegam até a oferecer benefício exclusivos para estes, e a criar uma lei sobre negros no