O início da disciplina de matemática
(PROFESSOR ROBSON CIPOLATO)
Quando, como educadores matemáticos, nos perguntamos a porquês da estrutura do ensino de matemática desenvolvido hoje em sala de aula, parecem-nos interessantes a busca das raízes da sua organização escolar. É por isso, nos perguntamos quais seriam as características que este ensino traz do passado? Constitui-se em questão interessante a ser avaliada quando se pretende entender a história da disciplina de matemática e as contribuições que ela apresenta.
Não é comum entre os matemáticos e aqueles que apreciam a matemática, buscar entender através de livros ou publicações a sua origem escolar. Entender sua história não é uma atividade simples, porém com os resultados de algumas leituras desenvolvidas, apresenta-se aqui um texto que pretende traçar uma visão das primeiras influências que contribuíram para o seu desenvolvimento no Brasil.
A curiosidade de se discutir esse tema, se fixa justamente no fato de que dificilmente o assunto é tratado em sala de aula. O estudo ao qual esta pesquisa se propõe, está ligado a necessidade de noticiar fatos que venham contribuir para o entendimento de como a matemática foi colocada em prática nas escolas com o decorrer dos anos. No primeiro tópico, falaremos sobre a educação na era jesuíta, dando destaque às dificuldades enfrentadas pela matemática em introduzir-se como disciplina fixa em uma educação baseada na filosofia natural. No segundo tópico, relataremos a importância matemática no período militar, ou seja, por que ela começou a tornar-se indispensável naquele momento. No terceiro tópico, mencionaremos sobre a matemática após a criação do colégio Pedro, onde professores deste estabelecimento de ensino propuseram ao conselho nacional de educação mudanças nos cursos até então oferecidos. Em cada pesquisa nos vários livros que pude ler, dos mais diversos autores, fui