PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS EM INÍCIO DE CARREIRA: DIFICULDADE, DILEMAS E SABERES EM RELAÇÃO AO ENSINO DA MATEMÁTICA
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS EM INÍCIO DE CARREIRA: DIFICULDADE, DILEMAS E SABERES EM RELAÇÃO AO ENSINO DA MATEMÁTICA
Carapicuíba
2014
Introdução
Este trabalho de Iniciação teve como objetivo analisar os aspectos da Formação Continuada de Matemática de forma a compreender as relações dessa formação com os processos de mudança das práticas dos professores dos anos iniciais a superar suas dificuldades e/ou medos da Matemática e conseguir reconstruir sua prática.
A pesquisa foi realizada com sete professoras que ensinam Matemática em quatro escolas municipais de São Paulo.
Os resultados desta pesquisa confirmaram que as professoras foram mostrando de forma gradativa indícios de mudança no discurso e na prática, ampliando a compreensão de como se aprende e como se ensina Matemática. Foi possível constatar que a participação na formação propiciou uma prática diferenciada do anteriormente praticado, demonstrando estarem mais atentas com a aprendizagem dos alunos e preocupadas em investigar como eles pensam e sabem os conteúdos matemáticos.
No processo de formação na escola ficou evidenciado que, para provocar mudanças, é preciso que o papel do formador adquira um novo aspecto, envolvendo saberes culturalmente abrangentes, apresentando domínio do conhecimento matemático.
Educação Matemática. Enfim, um formador que reconheça a formação como um palco onde os atores possam experienciar situações reais, desvelar seus saberes e se envolver com os prazeres das descobertas que os saberes matemáticos provocam uma dialogicidade entre o ensinar e o aprender.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é desenvolver o olhar crítico sobre a formação continuada de Matemática, compreender as dificuldades, os dilemas e os saberes dos professores que ensinam Matemática nas séries iniciais no começo da carreira docente.
Foi possível constatar