O infinito em ler
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO “O INFINITO EM LER”
Sorocaba/SP
2011
PROJETO “O INFINITO EM LER”
Orientadora: Sonia Maria Castricini Biscacio Mebius Doutora em Educação
Sorocaba/SP
2011
PROJETO “O INFINITO EM LER”
Aprovado em:
Ass.:_____________________ Sonia Maria Castricini Biscacio Mebius, UNISO
INTRODUÇÃO
O infinito em ler
Nós educadores precisamos ajudar os estudantes a descobrir o infinito em ler, ler com prazer (é o x da questão).
Devemos ser os facilitadores/mediadores deste processo (devemos ter planos de aulas para ajudar a despertar nos alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto.
A escola tem um papel fundamental neste processo. Necessitamos de interdisciplinaridade, o saber fragmentado não irá suprir nossa criança/ jovem no futuro, é necessário formar indivíduos críticos, aptos a absorver o excesso de informação, além de manter uma educação permanente, uma autoformação.
A escola foi criada para atender o desenvolvimento intelectual, mas a cada dia passa a atender os aspectos culturais, emocionais, sociais e morais do indivíduo. Como subsistema da sociedade, o sistema escolar reflete suas características, principalmente as nocivas, como a desigualdade. Assim o professor acumula mais um papel: amenizar as injustiças sociais.
Com a leitura os estudantes alimentarão a imaginação. O livro pode inspirar, provocar, contaminar... Ao correr os olhos no livro, o leitor se