O Império Napoleônico
1. O que representou o Golpe do 18 Brumário? Representou o fim da Revolução Francesa, a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e a consolidação dos interesses burgueses no país.
2. O que foi o chamado Consulado? Quem era o primeiro Cônsul?
Foi a forma de governo estabelecida após o golpe de 18 Brumário, o Poder Executivo era exercido por três cônsules. O primeiro Cônsul era Napoleão Bonaparte, onde tinha poderes para propor todas as leis, nomear a administração, controlar o exército e conduzir as relações exteriores. Eles deveriam ocupar o cargo por 10 anos.
3. O que aconteceu em 1802?
A ambição política e o talento pessoal de Napoleão conseguiram transformar o consulado num cargo vitalício, por meio de um plebiscito.
4. O que aconteceu em 1804?
Outro plebiscito deu-lhe permissão para transformar o consulado num império. Na Catedral de Notre Dame, o militar nascido na Córsega recebeu do papa Pio VII a coroa imperial e colocou-a sobre a própria cabeça. Assim, o general Bonaparte saía de cena e Napoleão I, fazia sua entrada triunfal.
5. O que foi a Concordata com a Igreja Católica?
Foi um triunfo importante do então Primeiro Cônsul Napoleão Bonaparte, pois eliminou uma área de atrito existente desde 1790, quando a Assembléia Constituinte francesa promulgou a Constituição Civil do Clero. Em seus termos, os bispos passaram a receber pensões do governo e a ser nomeados pelo poder público, ficando sob o domínio político do Estado.
6. Quais foram as principais reformas implementadas por Napoleão no Consulado e na fase inicial do Império?
O Código Civil Napoleônico, representou um dos alicerces mais sólidos dessa ordem. A autoridade do pai sobre a mulher e os filhos e do patrão sobre os empregados, questões relacionadas ao casamento e à herança. Consolidando de maneira irreversível a ordem burguesa. Porém todos esses aspectos foram regulamentados a partir da perspectiva dos