Império Napoleônico
O que eu aprendi sobre o trabalho
Após conclusão da pesquisa sobre o Império Napoleônico, aprendemos que esta foi uma fase “chave”, de todas as fases, pois essa foi a que deu início ao fim de toda a Era Napoleônica.
Napoleão Bonaparte era um militar de muito sucesso, e era perfeito para estabelecer a França que passava por uma crise após a Revolução Francesa.
Surgiu assim a Era Napoleônica, uma era autoritária, focada na expansão. Era dividida em fases: O Diretório, Consulado, Império e o Governo de Cem Dias.
O Império foi a fase de maior batalhas por território. A tropa de Napoleão vencia todas as batalhas, ele era um grande incentivador. Deste modo a França gerou muitos inimigos, principalmente a Inglaterra. Napoleão criou o bloqueio continental, para cerrar relações comerciais entre a Inglaterra e o resto da Europa, mas foi ineficaz.
Depois de tanto sucesso Napoleão foi derrotado pelos russos que usaram a tática “terra arrasada” para acabar com Napoleão. O Império Napoleônico passou por dificuldades e ele renunciou. Voltou para o governo de cem dias e ele foi permanentemente derrotado, preso e morreu.
Napoleão e sua forma de governar a França se destacou em toda Europa, afetando até a América, e posteriormente marcando sua presença na história.
Antes do Império
A Revolução Francesa atingira o seu ponto máximo durante o Terror. Veio a reação em 1794. Foi implantado o Diretório. As dificuldades que os diretores encontravam para governar eram enormes. De um lado, eram atacados pelos partidários da realeza que pretendiam a volta do Antigo Regime. Do outro lado, as baixas camadas populares, dirigidas pelos jacobinos, criavam sérios problemas tentando retomar à política da Convenção do período do Terror. O Diretório não conseguia se consolidar. Golpeava os radicais de ambos os lados. A saída encontrada por alguns diretores foi o fortalecimento do poder. Para tanto, tornava-se necessário um líder militar que fosse popular. Napoleão, militar de