O imperialismo
Imperialismo é uma política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras.
O imperialismo europeu demonstrou a sua força ao dominar muitos países, principalmente na África e Ásia.
África
Na metade do século XIX a presença colonial europeia na áfrica estava limitada aos colonos holandeses e britânicos .
Ásia
O período da conquista europeia na Ásia começa por volta de 1500 e continua até a metade do século 20 . alguns historiadores acreditam que esse período ainda não terminou.
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
A Segunda Revolução Industrial
A Segunda Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XIX (c. 1850 - 1870), envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético
Esse período marca também o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais, juntando-se à França e do Reino Unido.
A Geração de eletricidade e petróleo
Geração da eletricidade : mais barata que o carvão e inesgotável, tornou – se possível com a invenção do dínamo, na segunda metade do século XIX.
Geração do Petróleo : começou a ser utilizado como fonte geradora de energia a partir de 1859, quando se perfuraram os primeiros poços de petróleo, nos Estados Unidos
Invenções da Segunda Revolução Industrial
Os poços de petróleo de Baku, no mar Cáspio, gravura de 1886. a extração do petróleo tornou-se fundamental para o desenvolvimento das industrias e dos transportes.