Articulacão do quadril
Tipo
Articulação sinovial esferóide. Nestas articulacoes , uma cabeça em forma de bola de um osso ajusta-se dentro de uma concavidade semelhante a um soquete de um outro osso. Este arronjo permite movimentos muito livres, incluindo flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial, rotação lateral e circundução. As articulações do ombro e do quadril são bons exemplos deste tipo de articulação.
Articulação
A articulação do quadril é a articulação entre a cabeça hemisférica do fêmur e o acetábulo cupuliforme da articulação do quadril. A face articular do acetábulo é em forma de ferradura e é deficiente inferiormente na incisura do acetábulo. A cavidade do acetábulo é aprofundada pela presença de uma margem fibrocartilagínea, chamada lábio do acetábulo. O lábio se estende através da incisura do acetábulo e é aqui chamado de ligamento transverso do acetábulo.
As faces articulares são cobertas com cartilagem hialina.
Ligamentos
O ligamento iliofemoral é um ligamento em forma de Y invertido. Sua base está inserida na espinha ilíaca antero-inferior acima; abaixo, os dois ramos do Y estão inseridos nas partes superior e inferior da linha intertrocantérica do fêmur. Este ligamento muito forte impede a extensão excessiva durante a posição ereta.
O ligamento pubofemoral é triangular. A base do ligamento está inserida no ramo superior do púbis, e o ápice está inserido abaixo, na parte inferior da linha intertrocantérica. Este ligamento limita a extensão e a abdução.
O ligamento isquiofemoral é aspiralado e está inserido no corpo do ísquio próximo do lábio do acetábulo. As fibras passam para cima e lateralmente e são inseridas no trocanter maior. Este ligamento limita a extensão.
O ligamento transverso do acetábulo é formado pelo lábio do acetábulo à medida que este se estende sobre a incisura do acetábulo. O ligamento converte a incisura em um túnel através do qual os vasos sanguíneos e nervos penetram na articulação.
O ligamento