Articulação do Quadril
Trabalho de Anatomia
Articulação: Quadril
Aline Aparecida Ladeira – RA 5443
Renato Oliveira da Rosa – RA 11180
Carapicuíba/SP
2013
Índice
Estrutura Óssea 3
Pelve 4
Articulação e Ligamentos 5
Movimentos do Quadril 8
Referências Bibliográficas 12
Estrutura óssea
O osso do quadril é um osso plano e irregular e suas funções incluem as do movimento (participa das articulações do sacro e o fêmur), de defesa (protege os órgãos pélvicos) e de sustentação e equilíbrio (transmite aos membros inferiores o peso de todos os segmentos do corpo situados acima dele e mantém o corpo em posturas estáticas - em pé - e dinâmicas - caminhando ou correndo).
Em razão destas múltiplas funções, o osso do quadril tem uma estrutura complexa e sua formação envolve três ossos isolados: o ílio, o ísquio e o púbis. Essas três peças ósseas unem-se na região onde mais se faz sentir o peso suportado pelo osso do quadril, isto é, no centro do acetábulo, fossa articular que recebe a cabeça do fêmur.
Assim, é neste ponto que ocorre a contiguidade entre o esqueleto apendicular do membro inferior e o cíngulo do membro inferior. Até a puberdade, as três peças ósseas que formam o osso do quadril permanecem unidas umas às outras por cartilagem; a partir dessa época ocorre a ossificação da cartilagem e o osso do quadril passa a ser único, embora as peças ósseas que o constituem originalmente conservem as suas denominações.
Fonte:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/ – Acesso em 24/09.
Pelve
Articulados entre si, através da sínfise púbica anteriormente, e do sacro posteriormente, os ossos do quadril constituem a pelve. A abertura superior da pelve, no nível da linha arqueada (linha formada pela união da linha pectínea do púbis, da linha arqueada do ílio e da margem anterior da primeira peça sacral), divide a pelve numa porção superior, a pelve maior, e outra