Complexo de Édipo
Complexo de Édipo
O Complexo de Édipo foi reconhecido no centro do Id, onde é determinada toda a vida psíquica. Baseia–se no desejo incestuoso pela mãe, concomitante com uma rivalidade com o pai.
Essa teoria baseia-se em um mito grego, onde o herói Édipo sem saber mata seu pai e casa-se com sua mãe.
O complexo de Édipo pose se manifestar em crianças de idade entre 3 e 6 anos. Caso essa criança encontre algum familiar próximo do mesmo sexo, onde possam ser reprimidos seus instintos sexuais. Esse estágio pode ser enfrentado de forma harmoniosa se anteriormente o relacionamento com os pais tenha sido amoroso e não se identificasse traumas.
Inicialmente ocorre uma neurose infantil. O Superego, tem uma participação no processo de surgimento do Complexo Édipo.
Devemos relembrar que até ser identificado o complexo, algumas fases devem ter sido passadas de forma natural, a não causar traumas na criança que ela levará para sua vida adulta. A fase oral, quando a criança focaliza seu desejo e prazer no seio materno e na ingestão dos alimentos. Posteriormente ocorre a fase anal, quando o desejo e o prazer são focalizados nas fezes e excreções. Por último, ocorre a fase fálica, quando o desejo e o prazer são focalizados nos órgãos genitais.
E é na fase fálica que surge o Complexo de Édipo, onde se inicia o processo de identificação da criança com o familiar do sexo oposto, se menino ele focalizará o desejo e prazer na mãe, e menina no pai.
É quando criança que se desenvolvem os maiores conflitos psicológicos, podendo ser levados para a vida adulta, na fase de transição onde a criança deve se desprender de seus genitores para se tornar independente, a infância e um período muito importante, pois determinará acontecimentos em sua vida adulta, principalmente relacionado a vida sexual. A criança sente forte atração pelo sexo oposto, ao mesmo tempo que ama incondicionalmente, hostiliza o mesmo, é uma mistura de sentimentos que