adesao a uniao europeia
Portugal: 21 anos de adesão Europeia
-Desafios e Oportunidades-
Trabalho realizado por: Dafne Gil
Joana Fereira
Ano Lectivo 2012/2013
Dados concretos na economia na educaçao
Introdução
A finalidade deste trabalho, é expor o tema “A Entrada de Portugal na União Europeia explicando as Vantagens e Desvantagens”, o qual foi proposto para trabalho de grupo, tendo este despertado grande interesse no mesmo, por ser uma temática actual, que ao nível da sociedade consegue criar grandes debates e até gerar em cada pessoa uma opinião diferente.
Pretende-se explicar desde a adesão de Portugal à UE, até aos dias de hoje, apresentando factos históricos, o que mudou a nível político, especialmente a consolidação da Democracia.
Como o nosso país passou a comportar-se em relação à Europa, algumas transformações que foram realizadas nos sectores mais importantes da actividade portuguesa, principalmente a agricultura e a pesca.
O projecto concretizado de uma moeda única para a Europa, e como ela mudou de uma forma positiva a vida de milhões de europeus. Também no que se refere aos empreendimentos, houve um grande crescimento.
No que diz respeito à estrutura do trabalho, a recolha de informaçao foi acessível, pois existem várias obras e sítios na Internet.
História
A 28 de Março de 1977, o Primeiro-ministro Mário Soares faz o pedido de adesão à CEE, ao qual se seguiram as reuniões preparatórias da adesão. A 19 de Maio de 1978, a Comissão dá um parecer positivo a essa mesma adesão, e a 6 de Junho há luz verde também por parte do Conselho da União Europeia. Iniciam-se a 17 de Outubro de 1978 as negociações para a adesão. No dia 12 de Junho de 1985 é assinado em Lisboa o Tratado de adesão à CEE. Em 1 de Janeiro de 1986, Portugal torna-se formalmente membro da CEE, um marco importante para a evolução da economia portuguesa. Portugal tornava-se assim o 11º membro da família