União europeia e a adesão da turquia
A União Europeia e a Turquia
Grupo 6 G2NA
Professor Carlos Viana
DISCIPLINA ECONOMIA E NEGOCIOS INTERNACIONAIS 25 DE NOVEMBRO DE 2012
Hélder Café João Figueiredo José Calado Maria do Carmo Martins Nuno Feliciano
Índice
1. Introdução…………………………………………………………………………………………..….………..……1 2. Revisão da Literatura e Objectivos 2.1- Revisão da Literatura……………………………………………………………….….…………………..2 3. Metodologia ……………………………………….……………………………..…………….….…………………..6 4. A Turquia na União Europeia Prós e Contras……………………………………….……….…………...7 4.1 Vantagens para a EU com a adesão da Turca……………………..…………….……………..…7 4.2 Vantagens para a Turquia com a adesão…….………………………..……….………………..…8 4.3- Problemas para a Turquia com a adesão………………….…………..………..………….……9 4.4 - Problemas para a UE com a adesão da Turquia……………..……….…..……………….…9 4.5- O que perdem com a não entrada da Turquia……………….…..……………………………11 5. Dados económicos …………………………………………………………………….…………………………..10 6. Analise dos dados e tendências…………………………………………………….……………………..…..14 7. Conclusões………………………………………..………………………………………….………….…………….16 8. Bibliografia ………………………………………………………………………………….…………….…………..17 Resumo: Com este trabalho pretende-se analisar uma possível entrada da Turquia na União Europeia, analisando os benefícios e as desvantagens bem como a vontade de ambas as partes em levar a cabo esta integração.
Abstrat In this paper we pretend to analyze a possible entry of Turkey into the
European Union, analyzing the benefits and drawbacks as hell as the willingness of both parties to carry out this integration.
Turquia e a UE Grupo 6 G2NA
1. Introdução
A Turquia é um país com vocação europeia; é um país membro do Conselho Europeu desde 1949, membro da OTAN desde 1952 e membro aliado da UE (antigo Conselho Económico Europeu) desde 1963. Em 1996 a Turquia estabeleceu acordos alfandegários com a União Europeia o que lhe permite ter uma serie de benefícios mesmo não pertencendo à União Europeia. Actualmente é candidata à entrada na União