O impacto das organizações
Universidade Estácio de Sá – Campus Resende
Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos
Aluno: Anderson Duarte Correia – Matrícula: 201207014958
Disciplina: Introdução à Administração
Proposta: fazer um resumo do Capítulo 1 do Livro “Organizações: estruturas, processos e resultados – 8ª Edição” de Hall, Richard H. e, ainda, responder as duas questões ao final do mesmo.
_____________________________________________________________________________
Capítulo 1 – O impacto das organizações
Visão Geral
O primeiro capítulo do livro “Organizações: estruturas, processos e resultados” foca no porque da existência de organizações e na relação que há entre estas e os indivíduos. Considerando os seus impactos nas mais diversas atividades cotidianas de uma determinada comunidade evoluindo para a sociedade em geral. Quais são seus benefícios e malefícios? Como as organizações podem trazer uma mudança social? Quais são os impactos trazidos por organizações multinacionais, como corporação, igrejas e exércitos?Afinal: Por que estudar as organizações? É o que veremos a seguir.
Por que estudar as organizações?
O estudo das organizações é realizado porque, ao longo da vida, tornamo-nos parte essencial delas, do nascimento à morte. É praticamente impossível escapar delas. A maneira mais comum de justificar o que foi dito acima é imaginar a participação das organizações em nossas vidas. Ao pensar nas atividades que realizamos diariamente, facilmente perceberemos, de uma maneira ou de outra, a influência das organizações nelas. Um exemplo mais objetivo é a leitura deste livro. Podemos fazê-lo por um interesse pessoal, mas, também por uma exigência organizacional de um professor ou universidade. Diante do exposto, a análise criteriosa das organizações se torna um tema sério e importante. Não se trata apenas de um exercício acadêmico, pois as organizações são continuamente analisadas sob diversas perspectivas. A análise