O impacto das emoções nas organizações
RESUMO
“Emoção” defini-se em: reação psíquica e física (agradável ou desagradável) em face de determinada circunstância ou objeto, por vezes traduzindo-se em modificações da respiração, da circulação e até das secreções, segundo Dicionário Língua Portuguesa. Veremos através deste
Paper como a emoção pode interferir na empresa e nos funcionários.
Palavras-chave: Emoção; Empresa; Funcionários.
1 INTRODUÇÃO
As emoções transformam-se em comportamento, segundo Soto (2009):“O comportamento organizacional refere-se aos atos e as atitudes dos indivíduos nas organizações. Este sofre variação conforme a natureza das pessoas segundo suas diferenças individuais, incentivos e valores. Desta forma entendemos que cada pessoa é única, e as experiências pelas quais passam no decorrer de sua vida aprofundam essa singularidade”.
Dessa forma, as organizações precisam tratar seus funcionários como pessoas, singulares e com características únicas e especiais e não penas como mera estatística, pois diante de cada fato diferente uma emoção pode desencadear comportamentos que geram impactos positivos e/ou negativos nas organizações.
2 COMPETÊNCIAS QUE AUXLIAM NO CONTROLE DAS EMOÇÕES
Quando o indivíduo desenvolve a Consciência de si mesmo, ele consegue entender suas próprias emoções, tendo claros seus pontos fortes e de melhorias.
O Autocontrole como o próprio nome diz, controla as emoções exacerbadas, mantendo o indivíduo com comportamentos honestos, íntegro e confiável.
A Consciência Social e capaz de fazer com que as pessoas se coloquem no lugar uma das outras e entenda seu ponto de vista, essa competência auxilia na relação de cliente e fornecedor.
3 LÍDERES RESSOANTES MINIMIZAM O IMPACTO NEGATIVO DAS EMOÇÕES NAS
EMPRESAS
Cada pessoa é única e quer ser tratada como tal, com isso um novo formato de líder vem surgindo. Utilizando de sua empatia, consegue estimular o autocontrole das emoções dos
funcionários,