curva de hubbert
Hubbert, um geofísico, criou um modelo matemático da extracção do petróleo que previu que a quantidade total de petróleo extraída ao longo do tempo seguiria uma curva logística (inicialmente a função logística tem um rápido crescimento, depois abranda até que acaba por parar). Isto implica que, a determinada altura, a taxa prevista de extracção do petróleo seria dada pela taxa de mudança da curva logística, que segue uma curva com a forma de um sino conhecida agora como a curva de Hubbert.
Dadas as informações sobre a produção de petróleo no passado, e exceptuando factores estranhos tais como a falta de procura, o modelo prevê a data da produção máxima para um campo de extracção de petróleo, múltiplos campos, ou para toda uma região. Este ponto máximo de extracção é referido como o pico. O período após o pico é referido como o esgotamento. O gráfico da taxa de produção de petróleo através do tempo para um único campo de petróleo segue uma curva em forma de sino: primeiro, um aumento lento e constante de produção; depois, um aumento acentuado; de seguida mantém-se algum tempo no topo (o "pico"); depois, um declínio lento; finalmente, um declínio íngreme.
A curva tem uma grande relação com as descobertas de R/P, pois a curva necessita de uma quantidade boa de dados para que seja mais precisa, as descobertas de r/p no mundo e estudos com o passar do tempo, ajudam nos dias de hoje juntamente com a curva de hubbert para que assim que um poço descoberto os estudos sobre sua produção, suas reservas, o pico de sua produtividade, o tempo em que terá uma grande produção e o tempo em que não valera mais a pena investir para extrair, sejam os mais precisos e confiáveis. Garantindo assim, que não tenha uma perda desnecessária de dinheiro que será investido, e possa haver lucro, que é o objetivo.
Bibliografia: http://www.anp.gov.br/CapitalHumano/Arquivos/PRH04/Denilson-Ferreira_PRH04_USP_M.pdf http://www.aspo-portugal.net/hubbertpeak.shtml