Pico de Hubbert
1. Introdução
O petróleo é a maior fonte de energia do mundo, e devido aos avanços ele foi se tornando cada vez mais essencial, mesmo com a aparecimento de fontes alternativas de energia. Como outros combustíveis fósseis, o petróleo é resultado de processos geológicos no interior da terra, quando a matéria orgânica foi deteriorada e comprimida no subsolo há milhões de anos passando por variações de pressão e temperatura e determinadas alterações físico-químicas. Essa fonte de energia é finita e não renovável, já que não há reposição de suas reservas, pelo menos não há uma velocidade comparável aquela de extração. Com isso foi previsto o inevitável declínio e término da produção de petróleo em todo mundo, apesar de sua aparente abundância.
2. Pico de Hubbert
O Pico de Hubbert ou Pico do Petróleo é um modelo criado pelo geólogo estadunidense Marion King Hubbert, e esse modelo relata a taxa de crescimento e esgotamento do petróleo ao longo dos anos. O modelo é representa do por uma curva logística (figura 1), inicialmente essa função tem um crescimento rápido, até o seu pico, onde alcança a produção máxima, a partir desse ponto há um declínio chegando a sua total estagnação.
Figura 1- Curva de Hubbert (função logística).
O modelo de Hubbert pode ser aplicado para um único poço, reservatório, campo, ou até mesmo uma determinada região. E em 1956 Hubbert previu que a produção de petróleo na parte continental dos Estados Unidos chegaria ao seu pico no início dos anos 70. E a produção de petróleo nos Estados Unidos realmente teve o seu pico em 1970 e vem caindo desde então.
Figura 2- Produção de óleo cru nos Estados Unidos de 1900 a 2005.
Para um único campo devem ser analisados certos pontos e dados, para que a curva chegue o mais perto do real. E isso é extremamente importante porque implica diretamente nos investimentos necessários e