Resenha
NOME: Tamires Camila da Silva Américo SÉRIE: 1ª série
LIVRO: Comportamento Organizacional – O impacto das emoções
REFERÊNCIA: SOTO, Eduardo. Comportamento Organizacional: O impacto das Emoções, 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. Capítulo 1.
A inteligência emocional e seu impacto na globalização.
O termo inteligência emocional está cada vez mais presente nas organizações, é um estudo que descreve as funções cerebrais e mentais que diz respeito às emoções, refere-se ao comportamento de uma pessoa e como ela reage diante de outros indivíduos ou grupo. A globalização traz às organizações o impacto das mudanças continuas, a qual no campo de trabalho o indivíduo necessita de flexibilidade e controle emocional para adaptar-se as modificações em suas experiências, habilidades e comportamento. Contudo pode afirmar que o comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno dos indivíduos e das organizações.
O presente estudo tem por objetivo compreender o conceito de comportamento organizacional, enfatizando a inteligência emocional e seu impacto na globalização, julgando a importância das emoções e comportamento que os indivíduos, grupo e a estrutura têm sobre dentro das organizações, que constantemente sofre por mudanças continuas. Esse conhecimento promove melhoria e eficácia no comportamento das pessoas e consequentemente desenvolve crescimento para as organizações.
Conclui-se que todos os indivíduos são diferentes, não são julgados por serem mais ou menos inteligentes, nem por formação ou experiência, mas pela maneira como se relacionam com outros indivíduos, grupo e estrutura dentro das organizações. A inteligência emocional depende da capacidade de flexibilização para adaptar as mudanças contínuas. As diferenças individuais exigem tratamentos diferentes, não pode separar por completo a vida pessoal com a vida no trabalho, a gerência de uma empresa deve