Gestão da manutenção
Manutenção industrial
A manutenção esta presente na história humana a eras, e tem o significado de “manter o que se tem”. Pode-se concluir então que a manutenção industrial é um conjunto de medidas que tem como objetivo manter o bom desempenho e máxima produção dos equipamentos de uma indústria.
De acordo com o engenheiro mecânico Jairo Araújo, gerente de assistência técnica da Zepponi, a manutenção é um dos grandes diferenciais de competitividade entre as empresas, reduzindo os custos de produção e aumentando a produtividade, alem da qualidade do produto.
Primeiramente era-se utilizado apenas um tipo de manutenção, a manutenção corretiva, conhecida como “quebra-conserta”, que é o reparo feito nas maquinas após elas já serem danificadas. A manutenção corretiva pode ser considerada prejudicial para os meios de produção, pois ela só ocorre após o problema estar presente na maquina, levando a produção toda parar para se consertar essa maquina.
Pelo fato desse tipo de manutenção ser considerado prejudicial para o meio de produção da indústria, nos anos 80 foi criado a manutenção preventiva. A manutenção preventiva é quando se planeja, com antecedência, a troca de peças e ajustes nas maquinas, de acordo com a vida útil delas, de acordo com uma periodicidade, antes mesmo delas se danificarem. Na manutenção preventiva comum se troca as peças de acordo com o tempo planejado, não importando se ela já esta danificada ou não.
Dentro da manutenção preventiva existe a manutenção preditiva. A manutenção preditiva é aquela em que se analisa dados do funcionamento dos equipamentos de uma indústria através de meios como a analise de ruídos, vibrações, ultra-som, entre outras. Através dos dados recolhidos por essas analises é possível definir as condições da maquina, e a sua necessidade por manutenção.
Em empresas de grande porte é comum se ter uma equipe de lubrificação separada da empresa de manutenção, para, dessa maneira, se dar um