O impacto da educação à distância no ensino brasileiro
A cada dia que passa a tecnologia é aperfeiçoada mais e mais. Em todas as áreas ela se torna indispensável, seus avanços permitem maior produtividade, eficiência, dentre tantos outros benefícios que juntos, proporcionam à sociedade uma maior comodidade, facilitando muito a vida de todos. Na medicina, por exemplo, o avanço da tecnologia possibilitou a melhoria dos meios de diagnósticos e tratamentos de diversas doenças. Na educação não foi diferente. O que antes eram usados como recurso de pesquisas, aprendizado e conhecimento, como por exemplo, o uso somente de livros, jornais e revistas tradicionalmente, hoje conta com uma aliada fundamental, a internet.
A maneira como as aulas são ministradas, também evoluiu bastante com tantos recursos tecnológicos. Se antes as aulas eram dadas somente em salas de aula convencionais, com a presença de um professor e alunos, atualmente já é possível concluir uma faculdade, por exemplo, sem ao menos haver uma relação presencial entre alunos e professores. É a chamada educação à distância (EaD).
De acordo com Carmem Maia (2007), “a EaD é uma modalidade de educação em que professores e alunos estão separados, planejadas por instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação”. Neste sentido, a educação a distância (EaD), consiste, basicamente, no processo de ensino-aprendizagem em que alunos e professores estão em ambiente diferentes, mediados por tecnologias específicas de comunicação, principalmente a internet.
2. PROBLEMÁTICA
As condições geográficas, a falta de tempo ou até mesmo uma deficiência, seja física ou mental, são alguns dos problemas que impossibilitam certas pessoas a adquirir uma formação profissional.
Desta maneira, qual o impacto da Educação à distância na formação de profissionais no Amazonas?
3. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
- Analisar quais os principais impactos causados pela EaD, na formação de profissionais no Amazonas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar os principais