Impactos da Ead no Ensino Superior
Disciplina de Introdução à Educação à Distância Professor Carlos Miraglia
Aluno: André Luciano de Almeida Araujo
Os avanços das tecnologias ao longo dos tempos influenciaram fortemente a economia, a política, a religião, a cultura e a sociedade em geral. Hoje vivemos na sociedade do conhecimento, onde a competitividade econômica está estritamente ligada à formação de seus cidadãos. Estudiosos afirmam que os paises que desejam competir no mercado econômico internacional, devem priorizar a formação de seus recursos humanos, sendo assim, a educação passou a ser ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico e social de uma nação.
Com isso, democratizar o acesso ao conhecimento produzido passou a ser primordial para que um país ou região cresça economicamente e socialmente dentro do cenário nacional e mundial. Este cenário por sua vez, foi perfeitamente entendido pelos cidadãos, que passaram a compreender que a sua inserção social e profissional dependia da sua formação intelectual e de suas competências, da mesma forma, foi compreendido pelos gestores públicos que passaram a tratar a educação como política pública prioritária para o desenvolvimento do país e a compreender a necessidade de interiorizar o ensino superior no Brasil. Dentre as diversas ações políticas que buscam promover a educação no país, podemos destacar a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional aprovada no ano de 1996 e que em seu artigo 87, instituiu a Década da Educação, que se iniciaria no ano posterior e que previa que ao final do ano de 2007 só se admitiria professores habilitados em nível superior ou formados em serviço.
Com base nesta estreita relação entre educação e o crescimento econômico e social, o papel das instituições de ensino superior passou a ser vital para o desenvolvimento do país, porém, a demanda reprimida de vagas ao longo dos anos de maneira nenhuma poderia ser suportada