A evolução do ead no brasil
Péricles de Assis Vieira
1 INTRODUÇÃO
Este projeto visa analisar, expor e discutir a evolução do EAD no Brasil, as suas gerações e avanços, abordando uma visão futurística do assunto, como a utilização de novas tecnologias, entre elas, a internet e seus recursos multímidia, para a aplicação do aprendizado à distância.
2 OBJETIVOS
● Mostrar a evolução do EAD no Brasil, apresentando um breve relato histórico de sua implantação em nosso país, a sua modernização com o aparecimento de novas mídias, e o seu avanço com a expansão da internet. ● Abordar um dos seus principais problemas que é o alto índice de evasão estudantil. ● Comentar e discutir politicas e ações do Governo Federal para o desenvolvimento do EAD no Brasil.
3 METODOLOGIA
Serão utilizadas pesquisas bibliográficas, visitas a sites especializados no assunto e artigos relacionados como fontes de maiores esclarecimentos para a realização do projeto.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No Brasil, em 1891, o Jornal do Brasil fez publicar em sua edição de classificados a oferta de um curso de datilografia por correspondência, mas se admite em geral que o marco inaugural dessa modalidade pedagógica se deu em 1904. Naquele ano se implantou no Brasil as “Escolas Internacionais”, representando organizações norte-americanas interessadas no que parecia um novo e promissor mercado, mas a precariedade do serviço postal brasileiro e a nenhuma importância social atribuída ao ensino a distancia fizeram com que a iniciativa não florescesse.
Em 1923, Edgard Roquete Pinto e Henry Morize fundaram a Radio Sociedade do Rio de Janeiro, dando inicio a programas radiofónicos educativos. Treze anos depois, doaram-na ao Ministério da Educação e Saúde, que em 1937 criou o Serviço de Radio-difusão Educativa. Dois anos mais tarde surgiu em São Paulo o Instituto Radiotecnico Monitor, para cursos por correspondência no campo da eletrônica e em 1941 foi