O HUMANO E O MUNDO DOS VALORES E O MUNDO DA ÉTICA
Objetivos de Aprendizagem:
Ao final desta unidade, você será capaz de:
Refletir de forma fundamentada sobre as diferenças próprias entre o comportamento humano e o comportamento de outras formas de vida;
Definir e explicar o ser humano como ser de relações;
Justificar a função da felicidade como ideal norteador da existência humana.
Relacionar e diferenciar os conceitos de Deontologia, Axiologia, Ética e Moral;
Explicar por que a ética possui abrangência e profundidade mais importantes que a moral;
Justificar e argumentar a favor da importância e necessidade da ética em nossos dias.
1. Após a leitura atenta da unidade 1, responda: por que a consciência é considerada a diferença fundamental na comparação entre nós humanos e as outras espécies vivas? R: Porque através da consciência é que sabemos exatamente o que estamos fazendo, somos inteligentes, temos noção dos nossos acertos, dos erros, procuramos melhorar cada vez mais, estamos sempre procurando algo mais, e as outras espécies não. Tudo isso é possível porque temos consciência a todo o momento.
2. A busca da superação é inerente ao ser humano. Por que esta constatação e afirmação pode ser a chave para explicar a evolução e necessidade de contínuo aperfeiçoamento experimentado por indivíduos e comunidades humanas?
R: Porque através da superação pode se afirmar que o ser humano não se acomoda, está sempre procurando se aperfeiçoar, corrigir aquilo que não deu certo, quer sempre mais. Dessa forma está sempre evoluindo.
3. (caso você discorde da afirmação, justifique).
4. Cite e explique o significado de três conceitos fundamentais estudados na unidade 2, diferenciando com clareza cada um deles.
R: Axiologia é o ramo da filosofia que busca os fundamentos, a natureza e classificação de valores, é a noção que temos de escolha pelos valores morais, éticos, estéticos, religiosos etc.
Deontologia é o ramo da ética que estuda