trabalhos
CURSO DE GRADUAÇÃO SISTEMAS DA INFORMAÇÃO
RÃMED JOSE MENDES
PROFESSOR: MARCOS DANIEL
VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
Abril DE 2014
PRojects IN Controlled Environments (PRINCE) é um método não-proprietário verdadeiramente genérico, a ponto de poder ser aplicado a qualquer projeto, independentemente de seu porte, tipo, organização, região geográfica ou cultura.
Isso é possível porque o PRINCE2 isola o gerenciamento do projeto (ex.: aspectos ligados ao escopo, tempo, custo, qualidade, riscos, benefícios, tolerâncias, etc.) das contribuições especializadas (o esforço para realizar o produto, ex: design, construção, etc.). Assim, os métodos de produção dos aspectos especializados são facilmente integrados com o método PRINCE2, formando um framework completo para o projeto.
Como o PRINCE2 é genérico e baseia-se em princípios comprovados, as organizações que adotam o método como padrão podem melhorar substancialmente sua capacidade organizacional e maturidade em diversas áreas de atividade. Tem flexibilidade bastante interessante que permite a ligação com outras abordagens de condução de projetos como o SCRUM para projetos Ágeis.
Os princípios são orientações obrigatórias e boas práticas que determinam se o projeto está sendo genuinamente gerenciado de acordo com o método PRINCE2. São sete princípios:
Justificativa contínua do Negócio (Business Case).
Aprender com a experiência.
Papéis e responsabilidades definidos.
Gerenciamento por estágios.
Gerenciamento por exceção.
Foco no produto.
Adequação ao ambiente do projeto.
Sem a aplicação de qualquer dos princípios, o projeto não estará utilizando o PRINCE2.
Os temas descrevem aspectos do gerenciamento de projeto que devem ser tratados continuamente e em paralelo ao longo de toda a duração do projeto. Também são sete temas:
Caso de Negócio.
Organização.
Qualidade.
Planos.
Risco.
Mudança.
Progress.
Estes temas explicam