O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
SÉRGIO LEANDRO SOARES OLIVEIRA
VICIOS - O HOMEM QUE ENGANOU O DIABO
Camaçari-Ba
2014
SÉRGIO LEANDRO SOARES OLIVEIRA
Uma visão sobre os vícios, identificados no Código Civil 2002, no filme "O homem que desafiou o diabo". FAMEC, matéria
Direito Civil.
Orientador: Prof. Márcio Tude
Camaçari-Ba
2014
O HOMEM QUE DESAFIOU O DIABO
O filme narra a historia de um típico nordestino, potiguar, chamado Zé
Araujo, que chegando ao povoado de Jardim dos Caiacós, desce do ônibus que o transportava com uma mala cheia de bugigangas para negociar na cidade. O primeiro estabelecimento que ele encontra é o do Turco, assim, após negociar com o mesmo, segue a noite para o forró. Lá, conhece uma mulher, se apaixonam, namoram. Ao amanhecer, ainda dormindo, após a noite de forró, Zé é procurado pela pai da moça que ele ficou a noite, a Dualiba, que por coincidência é filha do Turco que ele negociou. O Turco alegava que Zé havia tido conjunção carnal com a filha dele, que o Zé tinha conhecido na noite passada no forró, pior, a moça, relatou ao pai o acontecimento, justificando que tinha perdido a virgindade com o Zé.
Muito raivoso e com tremendo furor, sabendo da perda da moral da sua filha e família, o Turco ao procurar Zé Araujo em sua residência, chega com mais outros homens, armado com revolveres, anuncia a sua chegada duas opões, ou o Zé casa-se com a sua filha ou morreria. Coagido e sem outra opção a não ser a morte, também citada pelo pai da moça através de ameaça real verbalizada e imposta, Zé Araujo casa-se com a Dualiba.
Sofrendo por algum tempo, Zé Araújo resolve dar um "tempo" na vida que estava levando como, humilhação pelo genro, assedio moral e exploração da sua força laboral, o que pressionou o mesmo a tomar um decisão um tanto séria, abandonar o casamento, neste caso, correu ao cartório mais próximo e, com tremenda grosseria e ameaças verbais de violência contra o funcionário, pediu-lhe que